peresteca.blogspot.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CONVICTO (Niterói, 17 de Julho de 2010)


Hoje, tive minha teoria sobre o sentido da vida, reforçada. Qual o objetivo para nascermos? Existe alguma forma de retardar ou evitar a morte? Na minha opinião, viemos para esta merda de mundo para nada. O nada é o sentido da vida. Corra, malhe, não fume, vá à igreja, deixe que controlem o rumo da sua velhice (se você chegar lá!) com vãs filosofias para alcançar o céu. Imbecis que olham para o infinito entre as estrelas e, como os povos da antiguidade, buscam um sentido para a vida em livros, conchas, rituais sagrados etc.
 Conheci uma família e, dentre eles, o pivô do texto, um dos filhos dessa família, em 2005. Nessa época, trabalhava de cobrador na linha de ônibus 34 (Largo da Batalha - Niterói). O menino tinha só 14 anos de idade, mas conversávamos muito durante as viagens de ida e volta a sua casa, escola etc, como converso com qualquer adulto. O pai, muito comunicativo, gente boa mesmo, daquele que puxa da sacola de compras um biscoito e dá pro serviçal que o atende, só pra firmar amizade. Com a mãe e a filha nunca tive intimidade, mas como eram uma família gente boa de verdade, elas sempre me cumprimentavam. O tempo passou e mudei de linha, porém, sempre tive a oportunidade de esbarrar com essa família gente boa, nos lugares em comum, os quais frequentavamos (mercado, bairro etc).
Com o passar do tempo, mudei de linha e fui trabalhar na 39 (Centro- Piratininga). Ano passado, comecei a ver o menino com mais frequencia, pois passou a servir o exército em uma guarnição situada no Tibau (Piratininga). "E aí, como vai seu pai? Manda um abraço pra ele!" ou "Pretende seguir carreira no quartel?", são boas questões para se iniciar um bom papo. A partir de janeiro, o menino pegava meu ônibus e comentava que aprendia a pilotar moto, em uma que o seu pai havia comprado. Eu, com meus conselhos de coroa, sempre dizia para ele: "Desiste de moto, é muito perigoso! Junta um dinheirinho e compra um caidinho (pra quem não sabe a gíria, significa carro velho) pra você!" Tempão sem ver o moleque, encontrei com o pai dele, hoje. Ele me trouxe a triste notícia de que ele comprou um carro e que, mês passado, ao sair de casa com o veículo, foi desviar de um porco no meio da rua, subiu a calçada e bateu com a sua porta lateral e cabeça em um poste, causando a sua prematura e instantânea morte.


2 comentários:

  1. Discordo de suas idéias nobre companheiro,sobre a questão da falta de sentido da vida,entretanto meu amigo, compartilhamos de idéias comuns em esferas diferentes, um salve ao companheiro, fraternalmente.... Daniel Rodrigues
    autogestaone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caramba, eu me sentiria culpado se alguém seguisse um conselho meu e acontecesse isso, de fato. Mas há muito não escuto esse ditado: quê isso? vc é jovem... tem uma vida inteira pela frente. Ah, que lembranças da minha avó...

    ResponderExcluir