peresteca.blogspot.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Liberalismo econômico

Por: Alexandre Mendes


Criadores do ideário liberal: John Locke (1632-1704), David Ricardo (1772-1823) e Adam Smith (1723-1790)

 A idéia de que "todos somos iguais, perante a lei" é pregada em todos os países que adeptos ao sistema liberal, no século XIX.
Entretanto, o "todos iguais" só ocorria na forma jurídica, pois aquele que já tinha capital acumulado, investia livremente e enriquecia, prevalecendo sua influência nas esferas do poder e, consequentemente, suplantando os mais pobres.
 Durante o período feudal, o direito consuetudinário garantia que se houvesse alguém passando fome, na entrada de alguma propriedade, o senhor era obrigado a deixar o esfomeado entrar em sua propriedade, para que pudesse se alimentar nos seus bosques. Com a implantação do pensamento de Locke na política inglesa, dizendo que todo aquele que invadisse uma propriedade, para saciar a fome, deveria sofrer a pena de morte.
Podemos perceber o reflexo desse pensamento, nos dias de hoje, quando temos a capacidade de ignorar a miséria perambulando pelas ruas.
  
              A propriedade privada e a divisão social do trabalho são as bases do capitalismo. 


Conceitos:

   Movimento -  Busca explicar e materializar a reação da sociedade, contrária as leis abusivas do mercado. O movimento só foi possível com a deliberada ajuda do Estado, por meio de subvenções e protecionismo estatal.
Contra- movimento - Proteção da sociedade por meio de políticas sociais-democratas, baseadas no forte planejamento estatal. Com efeito, criaram leis protetoras dos assalariados, leis estatais e preços subvencionados pelo Estado. O contra-movimento é caracterizado pela política social - democrata. Sua teoria política diferencia-se das teorias marxistas e anarquistas, as quais vêem o Estado atendendo, prioritariamente, os interesses das classes dominantes.

Com o advento da Revolução Industrial no século XIX, o aperfeiçoamento do maquinário industrial não dimunuiu a jornada de trabalho, pelo contrário, aumentou a carga horária. EUA e Inglaterra, os países mais ricos da época, abandonaram os pilares do liberalismo econômico, forçando os demais países a fazer o mesmo.

                O movimento do mercado foi impulsionado pelo Estado.
                O contra- movimento foi uma reação espontânea da sociedade


Um comentário:

  1. Depois nos julgam covardemente de utópicos, utópia é acreditar que existe igualdade de direitos entre as classes...

    ResponderExcluir